5 Passos que Eu Faria para Iniciar uma Carreira em Frontend com Angular: Conseguindo Meu Primeiro Emprego.

5 Passos que Eu Faria para Iniciar uma Carreira em Frontend com Angular: Conseguindo Meu Primeiro Emprego.

Em um mundo cada vez mais digital, a demanda por desenvolvedores frontend é alta e o Angular é uma das melhores (na minha visão) tecnologias nesse campo. Vou compartilhar com vocês os 5 passos que eu faria (com o conhecimento que tenho hoje) se eu fosse iniciante hoje em dia, que com certeza aumentaria consideravelmente minhas chances de conseguir meu primeiro emprego como desenvolvedor frontend com foco no framework foda que é o Angular. ❤️

1. Aprender os Fundamentos do Frontend

Antes de cair de boca (lá ele) no Angular, é fundamental ter uma base sólida. Eu comecaria primeiramente com HTML, a linguagem que estrutura a web. Em seguida, mergulharia em CSS para dar estilo às minhas criações e JavaScript para interatividade. Compreender os princípios de UI/UX é igualmente importante.

Um curso interessante e gratuito de apenas 5 horas que eu faria, seria esse aqui do pessoal da Rocketseat chamado Discover, além dele ter certificado totalmente gratuito, ele vai te ensinar desde como funciona teu modem aí na tua casa, como tu se conecta na internet, como estudar corretamente e também claro, a parte de HTML, CSS e Javascript. (NÃO É JAVA CARALHO)

2. Cair de boca (lá ele) no Angular

O Angular é um framework poderoso que simplifica o desenvolvimento web, lembrem-se disso, FRAMEWORK, não é uma biblioteca como React ou Vue.js, o negócio é parrudo.

Um tutorial irado gratuito que eu faria seria o do time oficial do Google, é o Tour of Heroes, ele cria uma aplicação simples de gerenciamento de heróis, onde os usuários podem visualizar, adicionar, atualizar e excluir heróis fictícios. (AKA CRUD MAROTO)

Ao seguir o tutorial, eu iria aprender sobre vários conceitos importantes do Angular, como componentes, módulos, serviços, roteamento e vários outros bagulhos.

3. Construir Projetos Pessoais

Depois de estudar pra caramba esses primeiros tópicos, eu iria me dedicar em aprender umas das melhores ferramentas para controle de código fonte chamada de Git, com o Github eu criaria um portfólio pessoal como esse com projetos em Angular. Começaria com um site pessoal ou um aplicativo simples e, gradualmente, aumentaria a complexidade como implementar um chart de relatório usando alguma biblioteca externa por exemplo, lembre-se que dizer sabe a teoria é uma coisa, mostrar que sabe na prática é outra.

Confere esse vídeo ensinando a hospedar seu portfólio feito em Angular no Github utilizando o Github Pages.

4. Colaborar e Compartilhar

paraiba.js · GitHub

Entraria em comunidades como o por exemplo o grudepb, grupo de desenvolvedores da paraiba (grudepb) no canal #paraibajs, solicite o seu convite informando o seu email no link: https://grudepb.herokuapp.com, não só esse mas muitos outros grupos no discord, slack, etc.

5. Preparação para Entrevistas

5 Reasons Your Job Interviews Aren't Becoming Job Offers | Dice.com Career  Advice

A preparação para entrevistas é crucial, esse artigo mostra 66 principais perguntas e respostas de entrevistas de emprego Angular em 2023, com certeza iria me ajudar muito nas entrevistas, outra coisa seria pedir para amigos que são da área, simularem uma entrevista comigo via skype com intuito de melhorar minhas skills de comunicação e auto apresentação. (é dificil falar de si, acredite)

Conclusão:

Galera, não adianta enviar currículos feito louco se você não tem projetos práticos publicados para mostrar, você vai ser só mais um, todos sabemos que o mercado está saturado de novos desenvolvedores e seu primeiro emprego como desenvolvedor pode parecer desafiador, mas com paciência, dedicação e um plano claro, é absolutamente alcançável. Lembre-se de que todos nós começamos do zero em algum momento. Continue aprendendo, construindo e compartilhando seu conhecimento.

Um xero nos zoi 🫶🏼

Rafael Ferreira de Araújo
Front-end Senior at @Minsait

Did you find this article valuable?

Support Rafael Ferreira by becoming a sponsor. Any amount is appreciated!